A manifestação da glória de Deus no Velho Testamento traz lições preciosas para os dias de hoje.
No Antigo Testamento, uma das maneiras mais fortes e marcantes em que a glória de Deus muitas vezes se manifestou aos homens foi através da nuvem de glória “Shekiná.” Ao estudarmos a relação de Deus com o Seu povo através da manifestação visível e quase palpável da Sua glória, podemos aprender coisas práticas que podem ser aplicadas às nossas vidas hoje.
1 A nuvem de glória Shekiná guiava o povo de Deus através do deserto. Durante os quarenta anos de peregrinação, o caminho a seguir era determinado diretamente pelo compasso da nuvem.
Quando ela começava a se mover, todo o povo também levantava acampamento e caminhava após ela. Quando ela se detinha em algum lugar por alguns dias ou um tempo maior, todo o povo parava juntamente com ela.
A presença de Deus através daquela nuvem determinava o a direção, o tempo e a maneira como tudo deveria acontecer.
Da mesma forma hoje, a glória de Deus está presente na igreja através da presença do Espírito Santo, para governar as nossas vidas e nos fazer andar nos caminhos de Deus. É por isso que Jesus declarou que o Espírito Santo nos ensinaria todas as coisas.
2 A nuvem de glória Shekiná trazia proteção constante sobre o seu povo.
A Bíblia declara que logo após saírem do Egito, o povo de Israel foi perseguido pelo exército de faraó. Porém Deus enviou a Sua Shekiná para colocar-se entre Israel e os seus inimigos através de uma grande coluna de fogo, de maneira que estes não puderam tocá-los.
Mais tarde, durante os quarenta anos de peregrinação, a nuvem os protegeu do sol escaldante durante o dia e à noite do frio intenso do deserto, através da coluna de fogo.
Da mesma maneira hoje a glória de Deus é como um escudo de proteção sobre nós. Por isso no Salmo 68, versículo 1 nós lemos: “Levanta-se Deus, dispersos são os seus inimigos.”
Isso significa que apesar de estamos envolvidos numa batalha espiritual, nós já conhecemos o seu resultado final: Jesus Cristo é e sempre será o vencedor, e a Sua igreja irá prevalecer juntamente com Ele!
3 A nuvem de glória Shekiná representava o mover sobrenatural de Deus em favor de Israel. Ao olhar para aquela nuvem, todo o povo de Israel sabia que a presença de Deus e a Sua provisão estavam ali.
Todos os dias pela manhã o maná caia do céu, a água brotava da rocha e saciava a sede do povo e à tardezinha, Deus enviava milhares de codornizes para que o povo pudesse abastecer-se de uma refeição mais consistente.
E o mais impressionante, a Bíblia nos afirma que durante toda aquela longa caminhada, suas sandálias e roupas jamais se desgastaram. O Deus de Israel, criador dos céus e da terra, manifestou em cada dia daqueles quarenta anos, o Seu poder em favor do Seu povo, mesmo que muitas vezes eles fossem tão rebeldes.
Da mesma forma hoje, Deus nos ama e tem estendido a Sua glória sobre nós. Mesmo que muitas vezes não percebamos, a Bíblia nos afirma que estamos totalmente guardados e envolvidos pela Sua fidelidade (Sl 139.5). Porque Ele nos ama, o Seu poder sobrenatural está sendo e continuará a ser derramado sobre a Igreja.
4 A nuvem de glória Shekiná mantinha um grande temor e reverência no coração do povo para com Deus.
Quando Moisés subiu ao Monte Sinai, todos poderam ver o seu cume envolto pela nuvem da glória de Deus e quando Deus queria falar com Moisés, a nuvem se manifestava na tenda da congregação e todo o povo prostrava-se e adorava a Deus. Enfim, a nuvem Shekiná trazia no coração do povo um grande respeito e reverência pela presença de Deus, e isso precisa acontecer também nos dias de hoje. Não precisamos ter medo da presença de Deus, porém é necessário que o respeitemos, pois Ele é Santo e vela pela Sua palavra para cumpri-la (Jr 1.12). Nós precisamos aprender a respeitar a presença de Deus e a Sua glória, para que ela não se afaste de nós, mas habite entre nós.
5 Assim como a presença de Deus se manifestou tantas vezes durante a história do povo de Israel na Bíblia, da mesma maneira ela está presente hoje na Sua Igreja.
A Shekiná de Deus está aqui entre nós, nos nossos corações e quando nos reunimos, seja nas Células, seja nas reuniões de celebração ou em qualquer lugar. E o resultado é que milagres irão acontecer, inimigos serão desbaratados e a Igreja prevalecerá sobre Satanás, pois Ele prometeu que “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.” Ag 2.9
Davi de Sousa
Pastor líder da Igreja Nova Aliança de Londrina